Real Time Web Analytics

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Vaginismo numa novela ou num filme ajudava muita gente!

A minha lista de mensagens no mail do blog já começa a ficar longa...a cada e-mail que recebo sinto-me mais útil! Ainda agora acabei de ter uma conversa com uma das muitas mulheres que sofre deste mal e, mais uma vez, tentei passar uma mensagem hiper positiva e dar os melhores conselhos que consigo! Se soubessem como é gratificante ler um mero "obrigada" ou ouvir que a minha ajuda foi útil... Já que eu passei por este sofrimento horrível, quero fazer com que ele não tenha sido "em vão", e ajudar todas as pessoas que puder!
Estava agora a ver uma cena duma telenovela em que um casal de jovens (crianças, para aí 15, 16 anos) começaram a se beijar e pimba...lá foram para a cama e, como sempre, foi perfeito! Nos filmes e nas telenovelas, as primeiras vezes são sempre maravilhosas, nunca corre mal! É uma festa!!
Eu pergunto-me: será que nunca um realizador vai se lembrar de projectar uma cena mais real?? Sim, porque, mesmo para quem não sofre de vaginismo, a primeira vez NÃO É maravilhosa! Não é! Nem de perto nem de longe! Sim, eu chorei de alegria depois da minha primeira vez, eu senti que foi maravilhoso (mas é mentira, não foi, como é óbvio!), mas isto porque esperei seis anos por esse momento e porque foi a primeira vez em que não empurrei o meu namorado na hora da penetração e deixei, finalmente, ele entrar dentro de mim.
Mas, mais do que retratar uma primeira vez não maravilhosa, será que nunca uma telenovela, um filme, vai relatar um caso de vaginismo? Será que ainda nenhuma escritora, nenhuma realizadora, nenhum marido de uma destas pessoas, passou por esta situação? É que, mais do que vocês que lêem estas palavras sem estarem ainda curadas (porque vocês já sabem o que têm e quando procurarem tratamento e o seguirem à risca vão mesmo conseguir se curar!), preocupam-me os milhares de pessoas que sofrem de vaginismo e não fazem a mais pequena ideia do que isso é, porque nunca ouviram falar, porque nunca o próprio ginecologista lhes conseguiu diagnosticar...têm noção de que há mulheres com mais azar ainda do que nós a quem nunca será dada a oportunidade de saber que não são um monstro sozinho no mundo e que, por esse motivo, NUNCA se vão curar?? Porque a cura requer exercícios específicos, terapia...enfim...nós temos que saber que sofremos deste mal para nos curarmos. Isto a mim assusta-me bastante!
Às vezes ponho-me a olhar para as pessoas na rua e a pensar "será que esta mulher sofre de vaginismo?". Ok, este parece um pensamento um bocado obcessivo, mas eu sei o que sofri e desde que sei que afinal não sou a única mas antes uma de imensas mulheres, só me apetece gritar ao mundo o que é o vaginismo e que têm que ir procurar ajuda num terapeuta!
Bem, e assim termino este post, na esperança de que um dia alguma alma se lembre de passar o vaginismo numa telenovela ou num filme (uma novela do Manuel Carlos era o ideial não era??).

7 comentários:

  1. Falou tudo!! É isso mesmo. Quantas mulheres sofrem com o vaginismo e não sabem o que têm. E quantas sofrem e sabem tudo sobre a doença (como nós), mas não têm coragem de iniciar o processo de cura, não acreditam na superação. Por isso quero, também, colocar o assunto em pauta e sugiro o assunto para sites, revistas, jornais... Vamos conseguir levar o tema a mais gente. E creio que já estamos fazendo isso! Bjs!

    ResponderEliminar
  2. Ao ler este blog tenho a sensação que ele foi escrito por mim, pois é exatamente o que eu penso, o que eu passo, mas infelizmente ainda não alcansei a cura...
    Agradeço muito por este espaço!!
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Nossa tudo isso ainda passo infelizmente é muito triste !!Quero sua ajuda por favor estou em tratamento c psicologa!!!

    ResponderEliminar
  4. Mary, envie-me um e-mail para vag.psi@gmail.com porque não tenho nenhum contacto para falar consigo! Escreva-me e conte-me da sua história para eu poder ajudá-la no que puder! Beijos

    ResponderEliminar
  5. Eu vou agora mesmo no site da rede globo enviar uma mensagem sobre a idéia de fazerem uma novela ou filme baseado no vaginismo. Seria interessante que fosse na próxima novela de Manoel carlos...Ele tem site? Vou procurar. Continuem assim. K., vc está de Parabéns. Bjus.

    ResponderEliminar
  6. Na verdade, não sei se conhecem o Dr. Kinsey, o autor dos primeiros estudos empíricos sobre sexualidade nos EUA. Existe um filme biográfico dele, de 2004, interpretado por Liam Neeson (A lista de Schindler, O paciente Inglês).

    O filme, creio eu, iria agradar-vos bastante, tanto quanto a mim, porque ele também se sentiu motivado a ajudar outras pessoas a partir das dificuldades que viveu na sociedade em que vivia (primeira metado do século XX, puritanos). E, em particular, pelas dificuldades que teve no início do casamento que foi, nada mais nada menos, o vaginismo da mulher... Pode angustiar-vos, mas creio que nos final se sentirão gratas por ter existido alguém assim e por um realizador ter posto isso na tela:

    http://www.imdb.com/title/tt0362269/

    ResponderEliminar
  7. Qual o tamanho do seu tamppao com o aplicador

    ResponderEliminar