Real Time Web Analytics

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Sofrimento antes e durante o tratamento

Ainda não é desta que vos vou contar a conversa com a minha mãe. Desculpem. É que acabei de ler um mail que recebi que tinha uma pergunta que, enquanto eu estava a respondê-la, pensei que tinha mesmo que escrever aquelas coisas aqui. Pensei que se há alguns anos atrás, eu tivesse lido aquelas palavras que eu escrevi há pouco, provavelmente (quem sabe??não custa tentar...) não teria demorado tanto tempo a procurar um terapeuta.
Então a pergunta que uma amiga me fez foi se eu sofri com o tratamento. E vou dizer-vos a responta que dei. Porque quero que todas vocês a saibam.
Eu sofri muito, muito, muito, mas foi ao longo do tempo eu que tinha vaginismo e não sabia que o meu problema tinha nome. E sofri depois que descobri que tinha vaginismo, mas antes de procurar ajuda. E sofri imenso também para começar a fazer a terapia. Pura e simplesmente não conseguia tomar essa decisão, essa iniciativa.
Agora, no tratamento não sofri propriamente. Claro que eu tinha que falar sobre os meus problemas, para além de fazer o tratamento propriamente dito, e claro que os exercícios não foram sempre fáceis, mas, acreditem, bendito o dia em que comecei a terapia!! A partir desse dia, o sofrimento começou a diminuir aos pouquinhos, porque a cada consulta que passava eu sentia-me mais confiante, mais próxima da cura.
No início do tratamento eu tinha pouca credibilidade na cura, muito sinceramente. E então quando ouvi a descrição do tratamento entrei em pânico! Mas a médica tinha mesmo razão quando disse que eu não ia fazer nada que eu não estivesse preparada. E desengane-se quem pensar "ok, então não vou fazer nada, porque nunca me vou sentir preparada!!"...não é que me senti mesmo??? Ainda nos vos contei o dia específico em que eu consegui a penetração mas, acreditem, eu sentia-me, mesmo, preparada. Mais do que a psicóloga ou o meu namorado, eu sabia que estava preparada!!
E quero vos dizer ainda mais uma coisa. O mais difícil de tudo, no que diz respeito aos exercícios sexuais, é o primeiro objecto que vocês conseguem, finalmente, inserir dentro de vocês (seja o dedo ou o tampão ou o que for). Porque esse é o que requer mais paciência, mais empenho, mais tentativas. É sem dúvida o mais difícil. Tanto é que o tampão só o consegui inserir depois de muitas tentativas, e isso já não aconteceu com o penis (depois que comecei o tratamento, claro!)...
Portanto, minhas amigas, temos que ter medo é de fugir do tratamento! Agora medo do tratamento? Medo da nossa cura?? Nada disso!!! E se, para conseguirmos, temos que ter muitas tentativas falhadas de inserir tampões e dedos, que assim seja, mas ao menos podemos dizer que tentamos!!

19 comentários:

  1. Ei, amiga!

    Confesso que eu tenho dificuldade de iniciar cada dia de exercícios. Dar o primeiro passo. Depois, tudo fica mais fácil. E não é preguiça, não! Sei lá, é complicado começar. Às vezes penso: tem que ser igual a remédio. Tal hora é hora do exercício, vou lá fazer e pronto. Enfim, não sei se medo é a palavra no meu caso. Mas vou levar suas palavras comigo.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Sinto muito medo de iniciar um tratamento com terapeuta, acho que por dois motivos, primeiro porque no fundo vivo me perguntando, será que eu não consigo sozinha, não pode ser tão difícil assim, o terapeuta não vai fazer milagre. Mas também sozinha não encaro e a cada ano que incia acredito que vou me curar a qualquer momento, isso já vem a 6 anos. E por fim, em segundo lugar vem aquele medo maior: e se eu for lá, faço o tratamento, gasto uma fortuna e não consigo, isso me assusta muito!!
    Um abração a todas!
    Obs: Obrigada a essas pessoas maravilhosas que compartilham suas experiências, nos ajudando a cada dia que passa.
    "permitirme"

    ResponderEliminar
  3. Peço licença a K. para convidar "permitirme" e as outras amigas que passam por aqui a visitar também o meu blog (não consigo colocar o link quando clicam na figurinha da flor... não entendo muito de informática!). O link é http://ameperfeito.blogspot.com.

    Beijos, K. e todas as amigas

    ResponderEliminar
  4. K!
    Acho muito legal quando vc escreve essas coisas por aqui! É bom ver que vc confia tanto no tratamento terapêutico, principalmente pra mim que apesar de continuar me tratando, ainda tenho dúvidas se o tratamento terá os resultados esperados...
    Tenho uma dúvida desde sempre no seu blog! (rs) Já não é a primeira vez que vc diz que quando a terapeuta explicou o tratamento, vc entrou em pânico, o que foi afinal que ela disse de tão assustador?
    Bjs!

    ResponderEliminar
  5. oi K, sou nova em seu blog e axei o máximo, vc expor um pouco deste problema, (aliás) deste terror em nossas vidas.......................

    tbm já sofri deste mal e Graças a Deus VEnci!!!!

    mas até antes de conquistar esta benção, me via triste e me axando a mais estranha das criaturas, portanto eu só tenho a dizer que existe sim Cura!!!

    mais uma vez PARABÉNS!!!

    ResponderEliminar
  6. Olá :)!
    És a primeira pessoa que já está curada com quem falo, e é óptimo aparecerem por cá pessoas como tu para ajudarmos a dar esperança a todas estas mulheres! Eu curei-me mas não consigo me desligar deste problema, ele faz demasiado parte de mim, e pela primeira vez sinto que posso ser verdadeiramente útil na minha vida com a minha experiência, sabes?
    Se quiseres e tiveres vontade (claro) escreve no meu último post (se for mais para trás mais dificilmente elas vão ler) que te curaste e como foi (se foi com terapia e quanto tempo demoraste) para lhes dar mais um animozinho, pode ser :)? Isto, claro, só se tiveres vontade!
    Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. É muito bom saber que mulheres estão sendo curadas, cada vez me animo mais.
    Bjos!

    ResponderEliminar
  8. Gostaria de uma ajuda urgente sou casada a 10 anos e já tentei de tudo mesmo, mas sem solução, tenho a sorte de meu marido ser muito paciente, mas sofro em nao ser uma mulher completa a ele, estou deprimida e nao sei mais o que fazer, estou a ponto de desistir de verdade, me acho um lixo e penso que meu marido nao é feliz comigo, penso em até me separar e deixar ele livre pra ser feliz. Por favor me ajudem....Obrigada e desculpe pelo desabafo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu o marido e estamos passando pelo mesmo drama q vcs , eu amo muito minha esposa mas ela não quer mais continuar com isso q se separar de mi, estou me sentindo um nada não quero deixá-la e tb me culpo pelo estado dela, acho q não forte o bastante para ajudá-la. mais garanto eu a amo e com a experiencia q tenho hoje faria todo o possível para tirar ela desse pesadelo...não sei qual a situação de seu marido, mas pra eu ser feliz quero ver minha esposa feliz.

      Eliminar
  9. Olá!
    Antes de mais não pense que o seu marido não é feliz consigo por causa disso. Ninguém casa com ninguém por causa de sexo, o amor é muito mais que isso, além do que todas as mulheres com vaginismo têm uma vida sexual com os parceiros, só que diferente. Portanto não pense mais no seu marido do que em si. Mas eu compreendo perfeitamente o seu discurso, sabe que eu dizia que não me casaria com ninguém sem antes me curar, tb com medo de não fazer o meu futuro marido feliz, mas essa ideia é errada. Ele ama-a e se você tem a sorte de ele ser paciente tem é que aproveitar e pedir para ele ajudá-la com o tratamento.
    Quando vc diz que ja tentou de tudo, refere-se a quê? Terapia? Algum tipo de exercícios em especial? Tem que tentar ser mais específica para eu tentar ajudá-la porque sem saber isso é complicado dar algum conselho.E diga-me também se já conseguiu inserir algum tipo de objecto ou não. Isso faz toda a diferença para começar os exercícios e terapia. Mande-me um mail se preferir (o seu e-mail jamais será revelado por mim a alguém, mas se preferir crie um e-mail só para falar comigo sobre isso, se criar no gmail podemos até conversar pelo chat). Faça isso, fico à espera de notícias suas, ok? E diga-me que é a anonima que postou no dia 29 só para eu saber, ok?
    Até lá muita força!!E está proibida de desistir!! Se eu tivesse desistido nao estava curada hoje!!

    ResponderEliminar
  10. tamb preciso de uma ajuda sou casada a treze anos e nao consigorealizar meu sonho todas asa vezes que tento com meu marido acho que vai me machucar tive dois namorados que tentaram e me machucaram mais nunca falei isso pro eu marido tab sinto um lixo uma inutil e acho que ja estou sendo traida e penso que sera melhor pro meu marido pois ele diz que nao aguenta mais esse medo meu que toda muklher faz sexo e nao tem medo mais sou muito desligada pro nosso relacionanento ja fui a um ginicologista e ele me machucou ao examinae tenho traumas de ginicologistas quando penso em ir me dar muito pavor estou tao desacreditadad na minha vida peço ate pra morrer

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    Eu compreendo o seu medo, entendo a sua dor. Mas você não pode fugir do seu problema. Felizmente nem todos os ginecologistas são assim. Você tem que encontar um que a compreenda. Chegue ao consultório e diga que acha qe tem vaginismo. Se ele não compreender isso então nem faça o exame, não vale a pena. Nem todos são assim, como o que a machucou. Escreva-me para o e-mail se quiser. E tenha muita força, não desista de procurar a sua cura.
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  12. Olá ,Eu adorei esses depoimentos de mulheres que foram curadas , pois eu estou namorando a 2 anos e não consigo fazer sexo com meu namorado e isso e um problema que nois deixa triste tanto eu como ele , so que eu ja fui na ginecologista e ela me disse que tenho esse problema do vaginismo ja tentamos de tudo e nunca conseguimos que penetre so que meu namorado não tem mas paçiencia na verdade ele não acredita nisso axa que não pode existir esse problema ja tentei falar de todas as formas pra ele e não sei oque fazer mais porque amo muito ele e jamais me perdoará se agente termina por isso , e ele me ama também eu sei disso e tenho certeza que ele nunca me traiu so que eu demorei muito pra procurar ajuda e saber do vaginismo e hoje sofro com minhas atitudes de deixa o tempo passar e toda vez não conseguir e não querer tentar por medo da dor mas eu sei que quero fazer sexo eu e meu namorado temos nossas intimidades so o basico que não que é a penetração , eu peço sua ajuda de como posso resolver isso com meu namorado e comigo mesma ? beeijos

    ResponderEliminar
  13. Meu nome é Rosangela , e neste exato momento só o que penso é tirar minha vida , não aguento mais tanto sofrimento , acabei de ter mais uma briga com meu marido que não tem mais paciencia , sou casada a 2 anos e não consigo a penetração . Namorei 10 anos , naõ vejo solução , por favor me ajudem

    ResponderEliminar
  14. Rosangela, escreva-me para falarmos melhor, por favor. vag.psi@gmail.com

    ResponderEliminar
  15. Thank you for sharing such relevant topic with us. I really love all the great stuff you provide. Thanks again and keep it coming.

    ResponderEliminar
  16. I've just decided to create a blog, which I have been wanting to do for a while. Thanks for this post, it's really useful!

    ResponderEliminar
  17. ME ADD KEUZINHA_KFS@HOTMAIL.COM COM URGENCIA ANTES QUE SEJA TARDE.

    ResponderEliminar