Real Time Web Analytics

domingo, 3 de janeiro de 2010

Os exercícios com o tampão

Como vos disse no último post, não sei bem precisar o que é que comecei a tentar inserir primeiro, se o dedo ou o tampão, mas acho que foi o tampão. Comprei uma caixa de minis, sem aplicador (erro!) e esperei que me viesse o período. Lembro-me bem do primeiro dia em que tentei. Não consegui. Foi muito desconfortável. Doía. Isto, obviamente, porque eu não estava descontraída. Confesso-vos que eu chegava a pensar que não sabia verdadeiramente onde é que era para enfiar o tampão, porque da maneira que era difícil metê-lo, parecia impossível de acreditar que aquele fosse o sítio certo. A propósito desta conversa lembrei-me de mais um pormenor. Às vezes é difícil lembrar-me de todos os passos do tratamento, porque foram muitos, e alguns deles já foram há um ano. Mas antes das tentativas de inserir qualquer coisa, a médica mandou-me observar bem com um espelho como é que era bem "aquilo", para me conhecer melhor a mim própria. Que me lembre, só o tinha feito há alguns anos atrás, na primeira e única vez que tentei pôr um tampão para ir à praia. Claro que não consegui, mas aí pensei que era muito nova e que era super normal, e que muitas raparigas virgens não conseguem. Provavelmente já era o vaginismo, mas eu não fazia a mais pequena ideia, e deixei passar completamente, sem pensar muito no assunto.
Mas então, no dia que tentei pôr o tampão pela primeira vez (durante o tratamento), fi-la na casa de banho, com um espelho (nas primeiras vezes foi sempre com espelho, acho que ajuda) e com uma perna levantada, em cima do tampo da sanita. Meninas, não tentem com tampões sem aplicador. É muito mais difícil. O aplicador desliza que é uma maravilha. Quando vocês descontrairem um bocadinho só não vão sentir nada! Eu não sei se tivesse tentado a primeira vez logo com o aplicador se teria conseguido logo, muito provavelmente não teria conseguido à mesma. Mas não desanimei. De todo. Obviamente fiquei triste. E até tentei com alguma insistência. Mas depois desisti por esse dia. também não vale a pena estar ali horas em sofrimento. Mais vale tentar todos os dias um bocadinho. E, se não foi à segunda, foi à terceira vez que consegui pô-lo, pelo menos metade. Foi uma festa! Fiquei mesmo contente!
As primeiras vezes que consegui era um bocadinho desconfortável, e nas primeiras mesmo nem sempre entrava todo. Mas aos pouquinhos consegui. Em dois meses (porque só tentava quando tinha o período) essa etapa já estava ultrapassada...e rumo à próxima! Ah, só mais um pormenor. Depois de conseguir pôr o tampão todo, a médica disse-me para andar com ele cinco minutos antes de tirar. para nos adaptarmos e percebermos que ter aquilo é a mesma coisa que não ter nada. Mesmo!

36 comentários:

  1. Oi!

    No meu primeiro exercício, introduzi um cotonete. E olha que não foi fácil! Mas fiquei tão feliz quando consegui! Tempos depois, tentei com o absorvente. Não foi fácil, mas consigo boa parte dele. Hoje, ficam uns 3cm pra fora. É isso mesmo? E na hora de tirar, doía ou ardia pra você também? Vou tentar essa história de andar com o absorvente por cinco minutos... e os dilatadores ainda não chegaram!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    O Cotonete a médica nunca me disse para tentar, não seu porquê. Mas realmente é mais fininho que tudo o resto, é um bom começo. Voce tem usado tampoes com aplicador?é que se for com aplicador é bem mais facil e quase de certeza, se conseguir meter até metade, depois consegue pôr o resto. eu só nao consegui a primeira vez que tentei com o aplicador porque achava que sabia funcionar com ele e afinal nao sabia, mas está lá tudo bem explicadinho na caixa.
    Mas respondendo à sua pergunta, na hora de tirar doer não doía, mas fazia muita impressão. E nos momentos depois parecia que eu ainda estava a senti-lo. mas é tudo psicologico porque quando voce conseguir pôr todo com o aplicador não vai senti-lo enquanto andar com ele. Nao sabe a alegria que me deu poder usar tampoe para ir à praia no verao passado! Sentia-me orgulhosa de mim mesma!
    E na minha opiniao acho que voce devia conseguir pôr o tampão todo e um dedo antes de passar para os dilatadores, porque como sao mais laros a transição é grande e voce pode ter muitas dificuldades e desanimar. nao podemos saltar nenhum passo senao complica tudo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Olá...
    Eu, tentei hoje pela 2º vez... (a 1º vez que tentei, foi á 1 ano... XD)
    E...Não foi fácil... Mas... Consegui! :D!
    Foi sem aplicador... E... Dói... Dói muito... Pelo menos, a mim doeu...
    :S

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho o periodo há 2 anos. Já há 3 meses que tento por um tampao mas sempre que vou meter um tampão começa logo doendo e tiro-o logo. Já tentei com aplicador e sem aplicador. A dor é forte. Mas o pior é que nao chego a meter metade do tampão. Tem algum conselho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de comprar com aplicador é mais fácil *-* depois é só ler as instrucoes abrir bem as pernas kkk para ser mais fácil de encontrar a entrada vaginal no inicio doi mas vai devagarinho até qe entra e empura e quando der conta já está! Eu tenho 13 anos e meti a primeira vez á 1 ano doeu tanto não consegui agora fui para a casa de banho pedi á minha mãe informacoes e fui para a casa de banho cerca de 1 hora e calmamente consegui! É muito confortavel.

      Eliminar
  5. Ann, as primeiras vezes não são mesmo fáceis, mas com muitas tentativas vai ficando cada vez mais fácil, acredite. O truque é praticar muito!

    Anónima, eu não a quero assustar nem estar a dar informações erradas. Você tem certeza que está a inseri-lo no sítio e da maneira certa? Esta pergunta pode parecer estúpida mas não é assim tão fácil como parece. Pelo menos para mim não foi.
    Se tiver certeza eu acho que devia consultar uma ginecologista para ver se tem algum problema físico (esperemos que não).
    Em relação a vaginismo, é difícil fazer diagnósticos quando não existiu tentativa de penetração. Posso perguntar a sua idade? O que eu faria no seu lugar era consultar uma ginecologista, sem dúvida, para saber se está tudo bem e para lhe pedir para me ensinar a colocar o tampão da maneira mais fácil.
    Beijos para todas

    ResponderEliminar
  6. Eu vou fazer 15.
    Com o seu conselho já consigo muito melhor. A táctica do espelho é muito bom.
    Obrigada ^^

    ResponderEliminar
  7. Eu ainda nao tive o período mas uma amiga minha tem e nao sei como ela tem 12 e eu tenho 13 sei que nao tem nada a ver mas podem-me responder?
    Ela nao tem expriencia e eu tambem nunca exprimentei mas sei muito bem como se mete e ela nao confia em mim porque diz que como é virgem tem medo de perder a virgindade e o tapao é dos minis o_o !!tem aplicador !!Ela diz que DÓÓÓÍÍ MUITOOO mas eu disse-lhe nao doi tipo nunca exprimentei mas tu também nao e toda a gente diz que doi um pouco ao inicio sem aplicador mas depois que nao se sente nada é fantastico... Podem ajudar-me ?

    ResponderEliminar
  8. Ola
    eu tenho 11 anos e já tenho o periodo
    tentei por o tampao normal sem aplicador e nao consegui pode me ajufdar edar conselhos?
    bjos!:D

    ResponderEliminar
  9. Engraçado que desde que mestruei pela primeira vez nunca consegui utilizar tampões apesar de ter tentado várias vezes. Agora sei que isso já era o vaginismo a manifestar-se...

    ResponderEliminar
  10. Oi, eu descobrir que tenho vaginismo a mais ou menos uma semana, minha m´´edica disse pra eu ir tentando com um dedo, mais confesso que não fico lá muito avontade com isso, acho super estranho. Mias venci meus preconceitos e decidi que quero resolver esse problema para ser feliz. Então, comprei um pênis de borracha, poré, fino, um pouco mais grosso que um dedo. Comecei os exercícios, no início foi muito difício, mais com muita força de vontade e insistência, consegui introduzir ele todo, foi uma festa pra mim. Mais ainda sinto dor e medo estou tentando um pouco a cada dia, despois que coloco, tento deixar por uns 5 minutos, também tento movimentar bem devagar, ainda dói bastante, mais com perseverança vou conseguindo um pouco mais a cada dia.

    ResponderEliminar
  11. Olá , tenho 12 anos ,
    a virgindade não importa , para uma pessoa poder colocar um tampão .
    Eu quando vou à praia e estou menstruada uso tampão.
    Se tivermos descontraídas , acredita que existem coisas que doem mais que isto , e tu sabes que sim ..
    Normalmente só uso tampão só quando estou menstruada e vou à praia .
    Mas quando uso , uso sem o aplicador , há quem diga que é mais fácil assim.
    Beijo ;*

    ResponderEliminar
  12. Olá, eu tenho 13 anos e já tenho o periodo a 1 ou 2 anos, nao me recordo ! Mas nos dias de em que quero ir para a praia ou para a piscina e estou com o período fico um bocado triste por nao poder ir á agua :c ! Bem, eu hoje peguei num tampão OB e tentei meter.. mas nao consegui ! Só consegui que entrasse a parte da frentee, muito pouquinho mesmo ! Doía um bocado.. tentei sentada depois em pé ! Mas nao consegui, e fiquei um bocado desanimada !
    Gostava de saber se tem algum conselho para mim, pois quero mesmo conseguir meter !
    Beijo !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ns se vc tentou com aplicador! Mas a minha primeira vez foi com aplicador e consegui! Eu agacho me no chão, acho mais fácil!

      Bjs

      Eliminar
  13. Não consigo por o tampão, já tentei muitas vezes. uma amiga logo na 1ª vez que teve a mentruação conseguiu e eu à 1 ano ou 2 que ando a tentar e nao consigo.AJUDEM-ME, quero ir à praia com as minhas amigas

    ResponderEliminar
  14. ando desde domingo a tentar e hoje finalmente consegui. ontem sentia bastante e lá deduzi que estava mal colocado. hoje coloquei, andei e saltei e essas tolices xD e não senti, mas depois quando me baixei senti só um bocadinho, nada de mais. é normal? e faz mal, se sentir só mesmo um mínimo e só de vez em quando? :o obrigada :)

    ResponderEliminar
  15. Tenho 13 anos e tenho periodo há cerca de 2 anos. Nunca precisei de usar tampão mas o período deve estar para me vir e eu vou de férias amanhã. A minha mãe disse para experimentar hoje mas eu não consegui, não sei se é por ainda não estar com o período ou estar nervosa, mas não sei o que hei-de fazer.
    Posso perder a virgindade? Qual o melhor tampão para a minha primeira vez, com ou sem aplicador? Alguém me ajude...

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde, descobri que tenho vagismo e ja tenho 26 anos, não consigo é ruim só de pensar... Na hora do sexo ou melhor tentativa, péssimo... Como posso iniciar minha recuperação?

    ResponderEliminar
  17. amim aconteceume como a vocês as primeiras vezes tive medo mas se uma pessoa estiver bem lubrifikada e conhecer o corpo ja é meio caminho andado eu também tentei km o mini e consegui mas aqui o problema é que ao me sentar sinto o tampão acho que nao é normal o problema é só mesmo esse e ao tirar dói um bocado talvez tivesse mal colocado

    ResponderEliminar
  18. Tentei pôr o tampão, e nao consigo, mesmo com todos os conselhos. o que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tente por um espelho para vce conhecer melhor o seu corpo beiijooss XD

      Eliminar
  19. Ola, eu ando na Equitaçao, e dá para ver que eu estou com o periodo se tenho penso... :$ É uma vergonha... Ainda por cima é quase tudo homens!!!
    Mas o problema, é que é desconfortavel estar sentada com ele, ja para nao falar de andar a cavalo! ): O meu periodo vem aí, e a equitaçao também...
    Nao posso faltar a Equitaçao!
    O que faço?
    Nao consigo de forma nenhuma!

    ResponderEliminar
  20. o que qer dizer tampao com aplicador

    ResponderEliminar
  21. eu na primeira vez, tinha de ir à praia e consegui por um OB sem aplicador à primeira. não doeu nada

    ResponderEliminar
  22. eu tive o período a 3 dias,mas eu tenho natação e tenho medo de por o tampão!qual e o melhor?

    ResponderEliminar
  23. Bem... tenho 14 anos, hoje mesmo eu fui na farmácia pedir concelhos sobre o tampão. Acabei por comprá-lo. Cheguei a casa e tentei introduzi-lo, mas da 1º vez nao consegui ... mas nao o tirei! Fui devagarinho tentando encaixa-lo até que consegui, só ficou mesmo o fio de fora . Mas agora ao estar sentada e mecher-me doi-me um pouco! mas acho q é normal! concluindo .. amanhã já posso ir a praia heheh ^-^

    ResponderEliminar
  24. Olá!Tenho 14 anos e já tenho o periodo á cerca de 1 ou 2 anos.Porém nunca consegui por tampão!!!Tentei muitas vezes mas doi TANTO!!!Na primeiras vezes foi a minha mãe que pos porque eu tinha medo de falhar no sitio.So consegui por a pontinha.So que uma vez a minha mae conseguiu me por aquilo so que era tão, mas tão mas tão desconfortavel que tive que tirar.DOI A POR E A TIRAR!!!Não sei como dizer...é tipo um ardor, sei lá!!!
    Por favor quero ajuda!!!As féria dos meus pais calham sempre na altura que estou com o periodo!!!

    ResponderEliminar
  25. Para conseguirem por o tampão com facilidade coloquem lubrificante nele, vao ver que desliza e não dói nada

    ResponderEliminar
  26. Existe alguma maneira de ir a praia sem tampão? Será que repararao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca consegui meter tampão e passei uma semana a ir á praia com biquini com o penso lá colado , porque quando entras na água o período maior parte para ent dps levei uns calções para me sentir mais a vontade ... nao se nota nada ... tambem vi la pessoas de calções na agua dps com o habito é fácil .

      Eliminar
  27. Eu tenho 17 anos e o período só me veio ha cerca de um ano. Ainda não tentei usar tampão nenhuma vez, mas gostava de experimentar, no entanto isso é tabu aqui em casa, a minha mãe não deixa, porque acha que isso tira a virgindade. Eu sei que a virgindade não tem nada a ver com o hímen e já pesquisei até sobre isso para perceber como é que funcionam as coisas lá por baixo, no entanto continuo com receio...

    ResponderEliminar
  28. Já tenho o período à menos de 1 ano e tenho 14 anos! Desde o início tenho conseguido usar tampão, porém à alguns dias quando coloco o tampão começa me a doe um pouco a área vaginal! Alguém me ajuda?

    ResponderEliminar
  29. Boa tarde, ando a tentar meter o tampão(a ultima vez que tentei foi à cerca de um ano) só que me arde um bocadinho, fiquei um bocado preocupada, isso é normal?

    ResponderEliminar
  30. Olá, eu não consigo por corretamente, falta praticamente 1 centímetro mas não entra, pois dói.. Oq eu faço?!

    ResponderEliminar